Debate Semana da Consciência Negra - E.E. Prof. Giulio David Leone - Parte 1
Semana da Consciência Negra - Parte 1 from Claudemir on Vimeo.
Debate Semana da Consciência Negra - E.E. Prof. Giulio David Leone - Parte 2
Consciência Negra 2 from Claudemir on Vimeo.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Atenção: Documento importante em toda comunicação do professor com a escola , DE e SE.
Atenção professor(a):
Você deve utilizar esse
documento padrão em toda comunicação com os órgãos públicos que está inserido. Fazê-lo
em duas vias , sempre protocolar uma e aguardar o prazo legal, 10 dias para a
resposta.
Caso não saiba como agir diante da resposta ou tenha
dúvidas procure o sindicato, na figura de um de seus conselheiros ou o RE de
sua escola.
Esse documento legitima a comunicação do professor
com respaldo legal.
Modelo de Requerimento Padrão
ILMO (A). SR (A). DIRETOR (A) DA E.E. _________________
Eu,________, brasileira, estado civil ____, professor (a), portador (a) da cédula de identidade RG nº ____, inscrito (a) no CPF/MF sob o nº __, residente e domiciliado (a) à ______, nº _______, complemento ___, Bairro ___, São Paulo – SP, CEP ____, venho respeitosamente à presença Vossa Senhoria, com fundamento no artigo 5º, incisos XXXIII e XXXIV da Constituição Federal, artigo 114 da Constituição Estadual, bem como disposições da Lei nº 10.261/68, informar e ao final REQUERER o que segue:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caso Vossa Senhoria não possa atender ao solicitado, ou tenha parecer divergente, informar os motivos fáticos e legais justificando-os através de documento oficial, que servirá para a defesa de meus interesses.
Por fim, requeiro seja o presente respondido no prazo de 10 (dez) dias úteis, em conformidade com o artigo 114 da Constituição Estadual.
Ressalte-se que, nos termos do artigo 24 da Lei nº 10.177/98, a
Administração Pública em nenhuma hipótese, poderá recusar-se a protocolar a petição sob pena de responsabilidade do agente.
Termos em que,
Peço deferimento.
São Paulo, ____ de ______________ de ________.
___________________________________________
Assinatura.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Convite: Atividades da Semana da Consciência Negra
A APEOESP Subsede Sul - Santo Amaro convida todos os professores, alunos e comunidade para participarem das atividades sobre Consciência Negra que serão desenvolvidas no dia 24/11/2012 às 14h00, na Rua Cerqueira César, 480/484 - Santo Amaro.
Convidamos também a todos os professores e alunos para apresentarem seus projetos e/ou atividades sobre a semana da consciência negra desenvolvidos em suas escolas.
Sua participação é muito importante!
Confira o cronograma das atividades no cartaz abaixo:
Fonte: Apeoesp Santo Amaro - http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com.br/
domingo, 9 de setembro de 2012
sábado, 1 de setembro de 2012
Pela verdadeira democratização da vida sindical na APEOESP.
A tarefa de democratizar o sindicato extrapola a
organização dos ativistas no interior dos locais de trabalho, pressupõe também
a sua integração no cotidiano do sindicato. Isso implica na constituição de
instâncias na entidade (conselhos de representante de escola, por exemplo) que
permitem integrar os trabalhadores ao sistema de decisões. Essa tarefa só
estará completa se cada trabalhador compreender a importância de construir uma
entidade combativa, democrática e com independência de classe.
Independência
de classe: Praticar a independência
de classe é lutar contra todas as formas de exploração capitalistas, contra
todas as instituições que a elite rica utiliza para violar os direitos dos
trabalhadores. Nesse sentido, é dever de todos os trabalhadores
construir, pela base, uma programa que ao mesmo tempo abarque as reivindicações específicas e
mínimas de cada categoria ou seguimento dos trabalhadores e também
as demandas políticas gerais da classe rumo a uma outra sociedade sem a
existência de classes. As
organizações sindicais que estão sob o controle do estado, ou em conluio com os
patrões (como a CUT e a Força Sindical, por exemplo) escolhem o caminho da
submissão, pois não almejam uma tomada do poder, mas apenas o de amenizar o
nível de exploração sem os questionar. Dessa forma, educam os trabalhadores de
que seria possível alcançar a resolução dos problemas sociais pela parceria com
os patrões e governos. Faz-se necessária a organização independente dos
trabalhadores contra a reação burguesa, diante dos ataques e ofensivas
patronais e dos governos contra os direitos mínimos desses trabalhadores. Essa
organização independente, política e sindical pressupõe uma consciência de
classe e uma ação classista, do contrário, não há conquistas.
Combatividade
e democracia operária: Um sindicato
combativo é aquele alicerçado pela mobilização dos trabalhadores, organizado
nos locais de trabalho que deve assegurar a soberania de todos seus membros,
sua autodeterminação, o controle por eles, das decisões e dos encaminhamentos
adotados em suas organizações e nas suas lutas. Os sindicatos combativos são
escolas para os trabalhadores, pois em suas atividades cotidianas, nas
mobilizações e nas greves. Tornam-se espaços de formação, aprendizados e de
planejamento de suas lutas, sendo uma “treinamento” para administrar a
sociedade no futuro. Esse é um princípio fundamental, pois quando o poder de
decisão é tomado somente “pelo andar de cima” (direção) não demora o surgimento
dos processos de burocratização e de adaptação à barbárie reinante (capitulação
aos agentes partidários que capturam o estado).
Medidas
para manter o sindicato em sintonia com a base:
·
Discutir todas
as demandas da categoria com os trabalhadores nos locais de trabalho.
·
É salutar que
os dirigentes sindicais não fiquem muito tempo “longe” dos locais de trabalho,
deve-se limitar em seus estatutos o direito de reeleição em apenas dois
mandatos consecutivos. (dois anos).
·
A remuneração
do dirigente não deve ser maior do que o salário que ganharia se estivesse em
seu local de trabalho.
·
Construir
formas colegiadas de direção, com a rotação de dirigentes nas diferentes
tarefas;
·
Reproduzir
ações de companheirismo e fraternidade entre seus membros, combatendo todas as formas de discriminação racial,
sexistas e homofóbicas.
·
Todo apoio a
outras entidades e movimentos sociais devem ser aprovadas pelas instâncias de
base da entidade.
·
Limitar o uso
dos equipamentos e recursos da entidade somente aos membros que estão à serviço
da entidade e da luta dos trabalhadores, nunca em benefício pessoal da direção
ou de qualquer membro da entidade.
Participe conosco da construção da escola
pública que queremos. Sugira, critique, opine. Organize sua escola, traga
propostas, ideias.
Nossos Contatos :
E-mail: educadores.organizadospelabase@gmail.com
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Nossas Propostas Para uma Educação Pública e de Qualidade
Concepção de escola: Defendemos
a escola de tempo integral, a combinação entre o ensino propedêutico e o ensino
prático. Que o princípio educativo seja o trabalho (principal relação entre a
sociedade e a natureza). E que sua principal função seja a construção da
consciência de classe, e sua conclusão mais importante seja a constatação dos
interesses irreconciliáveis entre a classe dominante (burguesia) e a classe
dominada (trabalhadores). Educar para a cidadania é um engodo, pois ela desde
os tempos da antiguidade é um conceito excludente (na Grécia antiga - Atenas, o
cidadão era apenas o homem grego: escravos, mulheres e estrangeiros não eram
cidadãos). Portanto, para a burguesia, cidadania significa consumidor. Para
tanto essa escola deve ser pública-estatal laica, propiciadora da
construção/apropriação do conhecimento e um dos instrumentos de construção do
socialismo. A luta por ela implica na unidade das lutas sindical e educacional;
é impossível que ela tenha qualidade sem o atendimento das nossas
reivindicações salariais e funcionais; é uma utopia reacionária pensar em
melhorar o ensino sem melhorar as condições de trabalho;
Gestão
Escolas: A direção de escola deve ser eleita pelo voto direto e
secreto, com mandato de dois anos, revogável. Defendemos a eleição dos
coordenadores pelos Conselhos de Escolas. Conselhos de Escola paritários e
deliberativos em conjunto com a organização de grêmios livres, que teriam
assento nesses Conselho de Escolas;
Financiamento:
Queremos também uma pretensa
melhoria das verbas para a educação. Defendemos a imediata aplicação de 10% do
PIB rumo aos 15%. Exigimos uma Petrobrás 100% estatal, com toda sua arrecadação
voltada para as áreas sociais, garantindo 15% do PIB para a educação. Somos
contra a política de fundos, portanto contra o Fundeb. Verbas públicas apenas
para as escolas públicas e diretamente para a Unidade Escolar.
Plano de
Carreira: Defendemos um sistema de carreira única e aberta, com
reajustes lineares e evolução funcional por tempo de serviço e titulação, sem
prazo de interstício. Escala de vencimento único para os trabalhadores em
educação e sem limite de evolução dentro da escala, evolução funcional baseada
no tempo de serviço e formação profissional, contra a avaliação de desempenho.
Estabilidade para todos os OFA's e concurso público classificatório para os
novos ingressantes. Defendemos o piso do
DIEESE por 20 h/aula, incorporação dos abonos e gratificações com extensão aos
aposentados, reposição das perdas salariais, fim da promoção automática e
redução do número de alunos por sala, 1/3 de hora-atividade rumo aos 50%,
reequipamento de todas as escolas e melhoria da infra-estrutura didático pedagógica,
etc. Jornada de 20h/aula de 45min sendo 5h de HTPC's e 5h em local de livre
escolha. Número máximo de alunos por sala de aula de 15 para Ensino Fundamental
Ciclo I, 20 para o Ciclo 11 e 25 para Ensino Médio. Somos contra a LC
1094/2009, que impõe as jornadas de 12h e 40h, com salário proporcional.
Reajustes lineares para a categoria, incorporação e extensão aos aposentados de
todas as gratificações, pagamento automático de todos os benefícios e
progressões. Somos contra a política de gratificações e bonificações, inclusive
as oriundas de avaliações de desempenho de professores e alunos.
Avaliação:
Defendemos que as avaliações devem ser diagnostica do processo ensino-aprendizagem e não dos agentes
(professores e alunos) e estar a serviço de uma política educacional de total
autonomia escolar, em função da classe trabalhadora. A avaliação educacional e
da aprendizagem deve ser um processo de ruptura e continuidade feita pelo
conjunto da comunidade escolar. Somos contra a inspeção escolar, defendemos a
autonomia didática, pedagógica e administrativa.
Currículo: Para nós, os programas e as grades curriculares devem
ser abertos, elaborados democraticamente e com ampla liberdade de cátedra.
Defendemos também a obrigatoriedade de todos os níveis da educação básica, do
ensino infantil ao ensino médio. Defendemos o fim do vestibular e o livre
acesso a todos os que queiram entrar nas universidades públicas.
Formação
dos Professores:
Defendemos a formação
permanente dos professores nas universidades públicas, afastamento remunerado
durante três meses a cada dois anos para cursos (atualização, aperfeiçoamento e
especialização) e com vencimentos integrais para mestrado e doutorado.
Propostas de Plano de Carreira
- Reajuste imediato 36,74% e incorporação das gratificações
- Piso do Dieese R$ 2.519,97 por 20 horas.
- Fim da meritocracia: carreira aberta
- 10% do PIB em educação, rumo aos 15%
- Verba pública somente para escola pública
- Formação continuada nas Universidades Públicas
- Fim da aprovação automática
- Jornada de trabalho com 50% de hora atividade
- Redução de alunos por sala
- Melhorar a intra-estrutura nas escolas
- Concurso público classificatório e estabilidades para os contratados (“0” e “F”)
- Fim da escolinha eliminatória (3ª fase do concurso público)
- Contratação de funcionários por concurso
- Fim das cartilhas e do ensino voltado para metas estatísticas
- Direção e Coordenação eleitas pela comunidade escolar
- Fim das férias repartidas
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