terça-feira, 16 de junho de 2015

MEOB - Greve de Professores do Estado de São Paulo - Fatos, Fotos e Vídeos. (2015)


COMENTÁRIOS SOBRE A GREVE – PROFESSORES DE SÃO PAULO- 2015

Venha construir o MEOB – Movimento de Educadores Organizados Pela Base.
“Quem não se movimenta, não sente as correntes que te prendem”- Rosa de Luxemburgo

Por que lutar? Por que entrar em um movimento com seus pares?
Só na luta podemos observar as contradições da vida e das relações na sociedade.
Em luta, nos localizamos no nosso tempo (tempo de muitos ataques aos trabalhadores) e espaço (espaço da luta de classes, espaço do oprimido).
Na luta conseguimos encontrar o nosso outrem (outro alguém), nosso par, nossa classe.
A luta nos mostra o opressor e suas garras.
Na luta testamos nossa condição de classe e verdadeiramente, prendemos a correlação de forças entre o opressor e oprimido.
Na luta, construímos juntos, o caminho para a transformação para um mundo melhor e mais justo.
Na luta, é que conseguimos sentir a importância da organização na defesa da causa, por qual estamos juntos.
Toda organização necessita de uma direção lúcida, representativa dos seus, agregadora e ciente de sua tarefa; com os braços apoiados na causa,  e carregada nos ombros da base, daqueles que estão no chão de giz, no nosso caso – professores.
A direção do movimento de professores do estado de São Paulo, em 2015, esteve representada pela Apeoesp (sindicato da categoria).
A Apeoesp é um sindicato que tem uma história de luta muito importante e fundamental nas conquistas dos trabalhadores no nosso estado e país.
Para além das opiniões favoráveis ou contrárias às direções, esse sindicato tem um reconhecimento e força na categoria e pelas instituições constituídas.
A dimensão do movimento se deu nesse patamar.
Ter o sindicato- Apeoesp - como direção da greve dos professores , nos colocou diante da mesa de negociação com o governo do PSDB: impassível e implacável na negociação das causas que defendem a escola pública: nenhum dos 33 itens atendidos, acenando apenas para redução de 20 dias da famigerada “duzentena” e o uso, já legítimo do Iamspe pelo categoria O. Colocou-nos diante da precariedade da meta 17 do PNE, defendida pelo governo federal, até onde lhe é conveniente( 10% do PIB só em 2023).
Nossa greve rompeu o bloqueio da mídia e colocou a escola pública na pauta do dia.
 Mostrou a muitos de nós, entre tantas arbitrariedades do governo, que a cada 10 aulas que lecionamos, 3 não recebemos, pelo não cumprimento, por esse governo truculento, da lei da jornada do piso.
Descortinou as condições precárias, para além dos muros da escola: física, social, material e profissionalmente.
Demonstrou, afinal, numa “guerra de nervos”, que a justiça tem lado e não é o dos trabalhadores.
Explicou como a terceirização e o ajuste fiscal se manifestam na nossa categoria ( sem a greve, estaríamos alienados em nossas tarefas cotidianas extenuantes, sem observar esse ataque direto).
A greve, ajudou a nos apropriar da mídia alternativa  como ferramenta de comunicação.
A greve fortificou a capacidade resiliente dessa categoria maravilhosa, e aqui uma grande salve à criatividade, à capacidade de lidar com os imprevistos e ataques, à força e união das professoras e professores lutadoras e lutadores.
É bem verdade, que com outro modelo de organização, com mais preparo da categoria, como o MEOB propôs no dia 13-03-15, outras condições seriam dadas; a saber:
A organização da categoria pela base, com os professores, para a greve, deve ser cuidadosa, paciente, combinada com uma atuação da direção do movimento atenta às condições da conjuntura.
Exemplos: Visitas às escolas, com paralisações semanais até o dia 30 de março, dia da 1ª data marcada para negociação; registro científico de dados e caracterização das reais condições da categoria- o que o governo tem como munição, por exemplo, um exército de reserva, com o maior concurso dos últimos 20 anos- para preparar os valentes lutadores que aí estão e os que virão; orientação diretiva corajosa com política fundamentada na base e com dados para os novos professores que surgem na vanguarda do movimento (autonomistas); utilizar a greve como meio, ferramenta de luta e não fim, portanto saber recuar taticamente com calendário de lutas construído na base, observando a conjuntura dada; compreender que unidade na luta se faz com conquistas da pauta que une e não com vaidades políticas e individuais; fortalecer as lutas com outros locais, num movimento nacional no momento adequado ( CNTE); localizar-se social e economicamente( tempo e espaço) na construção da pauta e para negociar ( 75% de aumento?); preparar o fundo de greve antes de votar a greve; formação constante teórica e prática dos militantes, com protagonismo crítico; pensar a política para a categoria na sua totalidade e não com recortes, sejam eles setoriais, partidários ou ideológicos; antecipar ações, conhecendo o inimigo, considerando na correlação de forças um governo que teve 60% de votos no 1º turno, ao entrar em luta 5 meses após esse resultado. Por fim e não por último, conhecer com muita consistência e acuidade, a política ( no nosso caso educacional) do governo, nas suas nuances estruturais e metodológicas para prevenir os ataques subliminares e surpreendentes durante o processo do movimento ( agenda de atribuições, cursos, prova de mérito, atribuições de apoio, pagamento de bônus , entre tantas outras que tivemos nesse período).
Razões não nos faltam para justificar a importância da luta, da Apeoesp como direção da nossa greve, porém não podemos nos eximir de um balanço crítico , difícil e necessário.
Mesmo com o ganho que essa radiografia e consciência da nossa condição enquanto categoria na luta de classes, nesse momento da conjuntura nacional, que nos fortalece, enquanto localização; não tivemos ganhos materiais, objetivos, o que pode ser uma derrota dessa luta, mas não da categoria.
Consideramos que a tarefa das direções desse movimento é voltar para suas bases com “olhos de ver e ouvidos de ouvir”, para reorganizar a categoria, reconhecendo os erros e acertos, com clareza, força e resistência, levando em conta o aprendizado da greve; para que os ganhos políticos se materializem no rompimento das correntes que nos prendem como disse Rosa de Luxemburgo.
Nós do MEOB – Movimento de Educadores Organizados Pela Base- estamos dispostos a essa tarefa, junto a todas e todos  que acreditam na luta e na organização dos trabalhadores na construção de um mundo melhor e mais justo.
Venham nos conhecer e ajudar-nos nessa construção!
 
MEOB Movimento de Educadores Organizados Pela Base.http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/  
São Paulo, 11 de junho de 2015

Histórico da Greve (2015) - Fatos, Fotos e Vídeos.


29/01/2015 – Vídeo - Reunião Extraordinária CER  e ato Público na Praça da República.  Anuncio da Greve.


29/01/2015 – Fotos - Reunião Extraordinária CER  e ato Público na Praça da República.  ANUNCIO DA GREVE.  
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-unificado-29012015.html
27/02/2015 – Vídeo - Reunião de Representantes de Escola – Subsede Santo Amaro - Fala MEOB - https://www.youtube.com/watch?v=9WU3zInzAeM

13/03/2015 - Publicação MEOB -  Nossa leitura sobre a greve dos professores do Estado de São Paulo - Propostas de um calendário de lutas diferenciado -   http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/04/meob-nossa-leitura-sobre-greve-dos.html

13/03/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual (Vão livre do Masp)  aprova greve da categoria


13/03/2015 - Vídeo - Fala MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=oVbBwE5bwvs

13/03/2015 - Vídeo - Fala MEOB Assembleia - https://www.youtube.com/watch?v=tJIH7y3r120

13/03/2015 – Fotos - Assembleia Estadual (Vão livre do Masp)  aprova greve da categoria  
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-dos.html

Vamos à Greve!

14/03/2015 – Publicação MEOB - Materiais para os comandos de Greve:

A importância das greves 
https://drive.google.com/file/d/0B0LME4alg2q_N3c5RzB4Q2hjVVE/view
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/03/meob-importancia-das-greves.html

Carta Aberta à Comunidade Escolar 

https://drive.google.com/file/d/0B0LME4alg2q_NE9pVkxmWEdzbVk/view 
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/03/estamos-em-greve-carta-aberta.html

19/03/2015 - Publicação MEOB -  Balanço parcial da Greve dos comandos do MEOB - http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/03/balanco-parcial-da-greve-dos-comandos.html

20/03/2015 –Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)


20/03/2015- Vídeo Fala MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=E7UCkVpXs6E


20/03/2015 – Fotos - Assembleia Estadual(Vão Livre do MASP) 


26/03/2015 –Vídeo -  Montagem do acampamento em frente a SEE


26/03/2015 - Fotos MEOB - Protocolo pauta de reivindicação - Greve 2015 Diretoria de Ensino SUL 3  http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-protocolo-pauta-de-reivindicacao.html

27/03/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)



27/03/2015 – Vídeo  Fala MEOB Assembleia - https://www.youtube.com/watch?v=2GBz5EkveFo&spfreload=10
 
27/03/2015 – Fotos - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)  http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-27032015.html

28/03/2015 - Publicação MEOB - Materiais para Impressão - Vamos reforçar nossa greve http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/03/materiais-para-impressao-vamos-reforcar.html

29/03/2015 – Fotos -  Vigília em a S.E.E                               http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-vigilia-em-frente-see-29-de-marco.html


30/03/2015 – Vídeo - Reunião com Secretario de Educação

30/03/2015 – Fotos - Reunião com Secretario de Educação              http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-reuniao-com-secretario-de-educacao.html  


31/03/2015 - Fotos Acampamento-protesto em frente à Secretaria da           Educação.  


01/04/2015 - Fotos: MEOB - Ato Regional - Diretoria de Ensino Sul 3         http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-regional-diretoria-de-ensino.html
 
01/04/2015. - Fotos: Ato Regional - Guaianazes                          http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-regional-guaianazes-01052015.html

02/04/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)

04 e 05/04/2015  - Fotos: Atividades no acampamento na SEE.                http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-atividades-no-acampamento-na-see-4.html

08/04/2015 - Fotos: Audiência Alesp                           http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-audiencia-alesp-8042015.html 

09/04/2015 - Fotos: Ato Regional Zona Sul                            http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-regional-zona-sul-09042015.html


10/04/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  Palácio dos Bandeirantes


10/04/2015 – Vídeo - Fala MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=VL9WXEbempA


10/04/2015 – Vídeo - Fala Marquinhos SJC CER - https://www.youtube.com/watch?v=PVBpMfaq-3U


10/04/2015 – Fotos - Vídeo - Assembleia Estadual  Palácio dos Bandeirantes

15/04/2015 – Vídeo - Ocupação do Auditório da ALESP –  Audiência Pública



15/04/2015 – Fotos  - Ocupação do Auditório da ALESP –  Audiência Pública         http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ocupacao-da-alesp-15042015.html

16/04/2015 – Vídeo - Plenária ALESP



17/04/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)

17/04/2015 – Fotos - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)            http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-17042015.html 

19/04/2015 -  Publicação MEOB -  Princípios MEOB: Pela verdadeira democratização da vida sindical na APEOESP - http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/04/meob-pela-verdadeira-democratizacao-da.html

22/04/2015 – Vídeo - Audiência Pública na ALESP



22/04/2015 –  Fotos - Audiência Pública na ALESP http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-audiencia-alesp-22042015.html


23/04/2015 – Vídeo - Reunião com Secretário de Educação – Praça da República


24/04/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)


24/04/2015 – Vídeo - Fala MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=0r_WgcKxZLk


24/04/2015 – Vídeo - Fala Marquinhos SJC CER -https://www.youtube.com/watch?v=_SynGecfMgY
 
24/04/2015 – Fotos - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)   http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-24042015.html

29/04/2015 -Ato Aeroporto de Congonhas e Guarulhos                   http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-aeroporto-de-congonhas-e.html


29/04/2015 – Vídeo - Massacre no Paraná - https://www.youtube.com/watch?v=K_2lVMZXUFc&feature=youtu.be
 

30/04/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)

30/04/2015 – Fotos - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)    http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-30042015.html


07/05/2015 – Vídeo - Audiência de Conciliação - TJSP

07/05/2015 – Fotos - Audiência de Conciliação - TJSP                       http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-de-desagravo-e-audiencia-de.html


08/05/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)



08/05/2015 – Vídeo - Fala MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=eUrp9pmCx9c
 
08/05/2015 – Fotos - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)    http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-e-ato-na-av.html
 
14/05/2015 – Vídeo - Audiência no TJ SP



15/05/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)



15/05/2015 – Vídeo - Fala I MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=Lm40UVW9hSI


15/05/2015 – Vídeo - Fala II MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=5pwq_w3ztng
 
15/05/2015 – Fotos  - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)   http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-15052015.html 

20/05/2015 - Ato Centro de Exposição Imigrantes - http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-centro-de-exposicao-imigrantes.html


22/05/2015 – Vídeo - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)



23.05.2015 - Fotos - Teleconferência entre comandos de greve e entre redes (Interestaduais) http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/teleconferencia-entre-comandos-de-greve.html

26/05/2015 - FotosAto público - Shopping Iguatemi           http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-ato-publico-shopping-iguatemi.html


29/05/2015 – Vídeo - 22/05/2015 – Explicações jurídicas CER - Antes da  Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP)


29/05/2015 – Vídeo -  Assembleia Estadual dos Professores (Vão Livre do MASP)  
http://www.apeoesp.org.br/videos/tv-apeoesp/assembleia-estadual-dos-professores-dia-29-de-maio-14h/

29/05/2015 – Vídeo - Fala MEOB CER - https://www.youtube.com/watch?v=apzFkPT1Bzo

29/05/2015 – Fotos  -  Assembleia Estadual dos Professores (Vão Livre do MASP)
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-29052015.html

01/06/2015 - Fotos - Professores em greve se acorrentam às grades da Secretaria da Educação/SP http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-professores-em-greve-se-acorrentam.html


01/06/2015 - Reunião com o Secretário da Educação   http://www.apeoesp.org.br/videos/tv-apeoesp/reuniao-com-o-secretario-da-educacao-01-06-2015-fundo-de-greve/


01/06/2015 - Fotos - Reunião na Secretaria Estadual da Educação/SP  http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-reuniao-na-secretaria-estadual-da.html


02/06/2015 - Fotos - Professores seguem acampados na porta da Secretaria da Educação/SP - http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-professores-seguem-acampados-na.html 



03/06/0215 - Vídeo - Assembleia dos Professores (Vão Livre do MASP)  - http://www.apeoesp.org.br/videos/tv-apeoesp/assembleia-dos-professores-3-de-junho/http://www.apeoesp.org.br/videos/tv-apeoesp/assembleia-dos-professores-3-de-junho/ 

03/06/0215 - Fotos - Assembleia Estadual
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-03062015.html 

Fotos: Momentos do Comando de Greve Zona Sul
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-momentos-do-comando-de-greve-zona.html

Fotos : Professores "caçam" o Governador Geraldo Alckimin: "NEGOCIAÇÃO JÁ!"
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-professores-cacam-o-governador.html  

Fotos: Professores em greve fecham avenidas, ruas e rodovias exigindo negociação. http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-professores-em-greve-fecham.html

11/06/2015 – Fotos - Comando de Greve MEOB - Ato Contra a Redução da Maioridade Penal - Grajaú (Zona Sul da cidade de São Paulo) - http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-comando-de-greve-ato-contra.html 

11/06/2015 - Vídeo - Coletivos do Grajaú vão às ruas contra a redução da idade penal - https://www.youtube.com/watch?v=-f1OinG3470

12/06/2015 –Fotos - Assembleia Estadual  (Vão Livre do MASP) http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/2015/06/meob-assembleia-estadual-greve-foi.html 

12/06/2015 - Vídeo - Fala MEOB Assembleia Estadual (Vão Livre do MASP) - https://www.youtube.com/watch?v=53TfQRBtR-4

Reunidos em Assembleia, os professores da rede pública estadual de São Paulo decidiram, nesta sexta-feira, encerrar a greve mais longa da história da categoria. A decisão foi tomada no vão livre do Masp, Museu de Arte de São Paulo, na capital paulista.  

A greve dos professores da rede pública estadual de São Paulo, decretada no dia 13 de março, que durou  92 dias e foi a maior da história do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (*Apeoesp). Antes dessa, a maior greve tinha durado 80 dias, em 1989, segundo o próprio sindicato. (*A Apeoesp representa mais de 180 mil professores e é considerado o maior da categoria na América Latina)

"No caso dos professores, a greve representa também uma reafirmação do compromisso com a qualidade do ensino e com os direitos dos estudantes. Melhores salários, melhores condições de trabalho, fim da superlotação das salas de aula, desmembramento das classes superlotadas, mais recursos para as unidades escolares, que são pontos da nossa pauta, dizem respeito diretamente à qualidade do ensino. Por isso, essa luta vale a pena, assim como vale a pena toda luta em defesa da escola pública. Além disso, a greve é uma forma de dialogar com a sociedade, mostrando a realidade das escolas públicas" (Maria Izabel - presidenta do Apeoesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário